06/07/2017 10h55

Esesp: EaD completa dois anos com mais de 3,5 mil capacitados

Em 2015, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) deu um importante passo para ampliar as oportunidades destinadas a servidores estaduais e municipais com a abertura de cursos a distância. Cerca de dois anos após o início dos testes com a plataforma on-line, a modalidade já é responsável por mais de 3.500 capacitados.

A decisão de adotar esse formato de ensino levou em consideração um estudo de viabilidade, as demandas apresentadas pelos órgãos e o retorno dado pelos próprios servidores. Entre os principais pontos levantados estava a necessidade de horários mais flexíveis para as formações e a descentralização dos encontros, que normalmente acontecem na sede da instituição, em Vitória.

Para a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, a Escola de Governo acertou ao optar pela inovação. “Tivemos um desafio e decidimos encará-lo. O resultado tem sido um número cada vez maior de agentes públicos capacitados e preparados para atender a sociedade, que é a nossa razão de existir enquanto instituição pública”, declarou.

A iniciativa começou com a abertura de dois cursos: ‘Ética, Cultura e Mudança Organizacional’ e ‘Gerenciamento de Contratos na Administração Pública’. No primeiro momento as vagas foram abertas somente a membros da equipe de trabalho da própria Esesp e a docentes. O objetivo foi verificar quais os pontos positivos do projeto e os quesitos que ainda necessitavam de melhorias.

A oferta geral começou em agosto de 2015. Desde então, houve não só um aumento na procura pelas vagas, como também a ampliação na quantidade de formações disponíveis. Além disso, alguns cursos passaram por reformulação e contaram com novas ferramentas de interação e estudo dentro da plataforma.

Atualmente, a Escola de Governo oferece dez possibilidades no formato on-line, que são disponibilizadas com frequência mensal. São elas: Redação Oficial; Esesp English Online; Excel Básico; Ética e Serviço Público; Gestão de Convênios; Gerenciamento de Contratos; Formação de Pregoeiros; Licitações Públicas; Fiscalização de Contratos e Elaboração de Termo de Referência.

O coordenador da equipe de EaD, Wistercley Carvalho, contou que um dos motivos para essa boa receptividade foi a utilização da tutoria. “Os cursistas não se encontram sozinhos no ambiente virtual. Pelo contrário, eles são acompanhados por um docente e incentivados a interagir e tirar dúvidas. Sem contar as outras ferramentas, de fácil acesso”, explicou.

Moradora de Rio Bananal, localizada a mais de 160 quilômetros de Vitória, a servidora municipal Aline Bazoni foi uma das pessoas beneficiadas por essas ações. Há um ano atuando no serviço público, ela contou que já participou de dois cursos on-line oferecidos pela Esesp. Para Aline, a flexibilidade de horário foi fator determinante.

“Escolhi os cursos a distância por conta do tempo, de disponibilidade. Eu tenho que trabalhar em integralmente e, por isso, preferi destinar meu tempo livre para me aperfeiçoar”, contou. “Eles [os cursos] são muito bons, a aprendizagem pela plataforma é interessante, com um conteúdo didático e fácil”, completou Aline.

Interação e conhecimento

Ao acessar a página do EaD, os usuários encontram uma diversidade de ferramentas que podem ser usadas na formação. Entre elas estão videoaulas, bate-papos, videoconferência e fóruns. A plataforma pode ser acessada por meio da ead.es.gov.br.