18/09/2017 18h06 - Atualizado em 18/09/2017 18h07

Esesp inicia oferta de curso da nova trilha de Inovação

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) deu início à oferta da nova trilha de cursos focados na inovação dentro da gestão pública. Neste primeiro momento, as ações estão sendo oferecidas para uma turma piloto, composta por servidores e docentes indicados, para então serem incluídas na grade da instituição.

Resultado da parceria entre a Escola de Governo e o Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), a nova trilha de inovação foi construída de forma colaborativa e após vários diálogos. A intenção é que essa primeira turma conheça todas as iniciativas previstas, testem e validem a nova proposta.

Os encontros foram iniciados na última semana com o curso ‘Inovação: conceitos e reflexões’, sob o comando da docente Nara Caliman. Entre os temas debatidos estavam as definições, tipos e premissas para inovar, as etapas para isso e as estratégias adotadas pelo Governo do Estado nessa área. A formação foi distribuída em dois dias, com carga horária de 16 horas.

De acordo com a subsecretária de Estado de Inovação na Gestão, Marília de Assis, a diversidade de participantes reflete uma característica que será fundamental para uma oferta atualizada e condicionada às necessidades na gestão pública. “A trilha deverá ser objeto de permanente revisão e evolução, para que tenhamos uma oferta sempre atraente e instigante para os servidores”, disse.

Segundo ela, essa é uma forma de garantir a heterogeneidade de olhares e perspectivas e de fortalecer a conexão entre servidores envolvidos com o tema em todo o Estado. Para isso, destacou a diretora-presidente da Esesp Dângela Bertoldi Volkers, o espaço da Escola de Governo é fundamental.

“O nosso papel, entre tantos outros, é propiciar um ambiente aberto ao diálogo, à participação e à integração de visões. Demos um passo muito importante para que o Espírito Santo fortaleça a cultura da inovação. A nossa ideia é que dentro de pouco tempo os demais servidores possam participar e também nos ajudar nessa construção coletiva”, disse Dângela.

Escola de Governo

O lançamento desse conjunto de soluções educacionais com foco na inovação – em parceria com o LAB.ges – faz parte de uma série de ações empreendidas pela Esesp nos últimos anos. Uma delas foi a própria revisita ao seu portfólio. Desde 2015, a instituição abandonou o catálogo de cursos, que era fechado, e adotou a ideia do portfólio, com ofertas que se adaptam às necessidades dos servidores.

O material evoluiu, agora, para as Trilhas de Aprendizagem, que mostram os “caminhos” por onde os profissionais precisam passar para desenvolver determinadas competências, mas que também trazem como premissa a adaptabilidade e flexibilidade.

Outras ações que foram desenvolvidas pela Escola nos últimos anos foram: a atualização de cursos; a abertura de novas ofertas e novos meios de aprendizagem, como as rodas de conversa; o lançamento da Educação a Distância (EaD); e o fortalecimento das demandas customizadas. Todos esses movimentos ajudaram firmar o espaço da Esesp como uma verdadeira Escola de Governo, que se caracteriza por ser um espaço aberto e adaptável às novas necessidades do serviço público e às suas alterações.

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas