02/09/2020 19h10

Governo do Estado recebe 445 propostas de startups para solucionar os desafios da gestão pública

O Pitch Gov.ES, programa do Governo do Estado, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartup), recebeu 445 propostas de soluções para os desafios da gestão pública. Elas foram encaminhadas, de 16 julho a 28 de agosto deste ano, por empresas de base tecnológica de todo o País, após publicação de edital de chamada pública.

As propostas são relacionadas a desafios das áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Gestão Pública, Impacto Social e Cultura, ou de outros Poderes, como o Judiciário.

A partir de agora, as soluções encaminhadas passarão pela fase de seleção, dividida em duas etapas. Na primeira, a ABStartup fará a análise de mérito das sugestões, considerando quatro critérios para classificação: maturidade do estágio de desenvolvimento do interessado; modelo de negócio; equipe, e compatibilidade, inovação e benefícios. Já na segunda etapa, as empresas escolhidas deverão apresentar um pitch (defesa oral de cinco minutos), em evento on-line com a participação de banca examinadora.

As propostas que forem aprovadas para a fase de testes, cuja duração é de seis meses, receberão, juntas, investimentos de até R$ 500 mil, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).

“Estamos muito felizes com a quantidade de propostas encaminhadas ao Pitch Gov.ES. O próximo passo é a seleção delas, com base em critérios bem definidos. O objetivo do programa é conectar governo e startups para juntos buscarmos as melhores respostas para os desafios da gestão pública”, destacou a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.

Mais informações sobre o Pitch Gov.es podem ser conferidas no site do Laboratório de Inovação na Gestão da Seger (LAB.ges): www.labges.es.gov.br.

Vitor Possatti Rodrigues / Simone Espindula Batista

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br / simone.batista@seger.es.gov.br