10/07/2023 15h11 - Atualizado em 10/07/2023 15h23

LAB.ges inicia capacitação focada na solução de oito desafios da gestão pública estadual

O Laboratório de Inovação da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (LAB.ges/Seger) iniciou, nesta segunda-feira (10), a capacitação de 40 servidores do Governo do Estado no chamado Ciclos de UX (User Experience) – método que estimula a agilidade e coloca a experiência do usuário em foco. A abertura do evento ocorreu no Hub de Inovação da Fucape Business School, em Vitória.

O objetivo da iniciativa é auxiliar os servidores na busca por soluções para oito desafios enfrentados no órgão ou secretaria em que atuam. Para isso, eles aprenderão a nova metodologia, que envolve etapas importantes como entrevistas, jornada e personas, elaboração de protótipos, testes e ajustes, especificações para produção e apresentação de resultados.

“Essa é a primeira edição do curso e tenho certeza que será uma excelente oportunidade para vocês (servidores) aprenderem uma nova abordagem de trabalho, interagirem com outros profissionais e buscarem o aperfeiçoamento das entregas e serviços que ofertamos à sociedade”, ressaltou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon.

A gerente de inovação na Gestão da Seger e coordenadora do LAB.ges, Nara Caliman, destacou o pioneirismo da ação: “É a primeira iniciativa de capacitação que une a solução de vários desafios públicos simultâneos em uma única oficina de UX, um feito inédito pra nós. E para ajudar nessa missão, a condução das oficinas está a cargo da startup capixaba Sempre Design, que traz na equipe - de forma presencial e on-line - nove designers facilitadores e de 16 voluntários de outros estados e até de fora do país”.

Em sua fala, a diretora-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo, Lais Garcia, ressaltou a parceria da instituição com o LAB.ges: "Acreditamos no poder da colaboração, no potencial transformador e em soluções mais estratégicas. Por essa razão, a nossa parceria com o laboratório e a presença nessa formação representam um marco importante em nossa jornada de crescimento e excelência como Escola de Serviço Público", frisou.

Além da Seger e da Esesp, participarão dos Ciclos de UX equipes de servidores da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e das secretarias da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); da Cultura (Secult); da Educação (Sedu); e da Justiça (Sejus).

O Programa

O Ciclos de UX é uma das capacitações previstas no Ciclo de Formação em Solução de Desafios Públicos – programa coordenado pelo LAB.ges/Seger, que visa resolver problemas da gestão pública. Neste ano, 18 desafios foram inscritos no programa e serão trabalhados pelas equipes de servidores durante as capacitações e mentorias. Para saber mais, basta acessar www.labges.es.gov.br/cicloformacaosolucao