20/05/2025 15h10 - Atualizado em 21/05/2025 15h21

Municípios compartilham experiências durante roda de conversa sobre o uso do E-Docs

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) promoveu mais uma edição da Roda de Conversa com os municípios que utilizam o sistema E-Docs, em um encontro on-line que reuniu mais de 100 representantes de diversos municípios do Espírito Santo.

O evento, realizado nessa segunda-feira (19), contou com a participação de convidados de destaque, como representantes do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) e da própria Seger, que contribuíram com reflexões importantes sobre transformação digital, gestão documental e modernização administrativa do serviço público.

O organizador do evento e gerente de Processos e Projetos da Seger, Cláudio Paiva, destacou o avanço do sistema nos municípios capixabas: “A adesão de um terço dos municípios capixabas, sendo 13 já utilizando o sistema, 5 em fase de implantação e 9 com interesse formalizado, reflete o êxito da estratégia do Governo do Estado em promover a transformação digital nos municípios”.

Segundo Mariana Meirelles, coordenadora-geral de Implantação de Soluções em Processo Eletrônico da Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão do MGI: “O empenho da equipe de implantação, somado ao comprometimento dos servidores municipais, mostra como o trabalho em parceria faz toda a diferença para o sucesso da iniciativa, que é vista pelo MGI como um modelo bem-sucedido das ações de expansão do Programa Nacional de Processo Eletrônico – ProPEN.”

A mediação dos convidados ficou por conta do subsecretário de Inovação na Gestão, Davi Amorim, que ressaltou: “A roda de conversa sobre o E-Docs nos Municípios foi um momento enriquecedor, marcado pelas valiosas contribuições de Piúma, Alegre e Santa Maria de Jetibá, que compartilharam experiências inspiradoras e reafirmaram o compromisso com a transformação digital. Nosso agradecimento ao governador Renato Casagrande, por acreditar no projeto e viabilizar a oferta do sistema, sem ônus, a todos os municípios capixabas”.

Em seus compartilhamentos, os convidados apresentaram trilhas de sucesso na implantação do sistema nos municípios capixabas. Ao final do encontro, foi aberto um espaço para a participação de todos os presentes, o que possibilitou uma escuta ativa e a valorização das contribuições vindas de diferentes realidades municipais.

Rafael Nicácio, secretário executivo de Governo do município de Alegre, comentou sobre sua participação: “Acredito que eventos como este são essenciais para a troca de conhecimentos e superação de desafios comuns entre os municípios. A implementação do E-Docs em Alegre representou um salto significativo em termos de modernização e eficiência administrativa. Agradeço o convite e estou à disposição para continuar contribuindo com a transformação dos municípios.”

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

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