05/08/2019 10h08

Primeiros processos de obras começam a tramitar via e-Docs

Nesta semana, foram autuados de forma eletrônica, por meio do e-Docs, os primeiros processos de projetos, obras, reformas e manutenções do Executivo Estadual. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foram os órgãos que saíram na frente nesta fase de implantação do sistema digital.

Os benefícios proporcionados com autuação de forma digital são: agilidade no atendimento das demandas, redução de custos operacionais com produção de papel e deslocamento de processos por mensageria, otimização dos fluxos de trabalho, facilidade de acesso às informações, transparência e segurança dos dados.

O processo autuado pela Sedu foi para construção de quadras de esporte e urbanização da área externa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria Olinda de Menezes, no município da Serra. O registrado pelo Iases trata da reforma e restauração das faixas de demarcação da área de recepção de mercadorias e área de estocagem do Almoxarifado Central do órgão.

A secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Lenise Loureiro, destacou que a implantação do e-Docs é uma utilização eficiente dos recursos públicos. “Desde a última semana, com a Portaria Nº 19-R, todos os novos processos de projetos, obras, reformas e manutenções do Executivo Estadual e de indicações parlamentares devem ser autuados e tramitados exclusivamente de forma eletrônica, por meio do e-Docs. Um passo muito importante na nossa meta de fazer do Governo do Espírito Santo, uma gestão sem papel”, disse.

De acordo o subsecretário de Suporte à Educação da Sedu, Aurélio Meneguelli, mesmo com os primeiros processos ainda sendo autuados, já é possível perceber a agilidade da tramitação por meio digital. “Com as ferramentas do e-Docs, conseguimos diminuir bastante o fluxo de processo e ganhar tempo, sobretudo, com o transporte dos documentos. Antes, precisávamos levar ele para vários setores, agora conseguimos fazer tudo de forma on-line”, afirmou.

e-Docs

Instituído em abril deste ano, pelo Decreto 4411-R, o e-Docs é o Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado, que contempla os procedimentos de autuação, despacho, tramitação, classificação, prazo de guarda, arquivamento e destinação final.

Texto: Pedro Sarkis

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

Pedro Sarkis

pedro.sarkis@seger.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard