21/07/2023 14h52 - Atualizado em 21/07/2023 16h51

Prodest e Seger desenvolvem nova versão do Siga Cidades Contratação

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) desenvolveram e implantaram a nova versão do Siga Cidades Contratação. O objetivo foi adequar a ferramenta às especificações estabelecidas pela nova Lei de Licitações (14.133/2021), abrangendo a realização de processos licitatórios e as contratações feitas pela Administração Pública. 

A nova versão da ferramenta está disponível aos usuários desde o início deste mês e foi desenvolvida seguindo um cronograma fixado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES). 

A partir da estrutura da primeira versão do Siga Cidades Contratação, foi criada uma nova ferramenta. Nela, foram feitas mudanças em todas as fases ligadas à contratação no setor público (Edital Licitação; Licitação; Instrumento de Contratação; Contratação Direta; Ata de Registro de Preços (ARP); Credenciamento/Chamamento Público; entre outras). 

Os trabalhos também envolveram a exportação de dados para a nova estrutura, de acordo com os parâmetros do TCEES. Para o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, é importante o Poder Executivo Estadual contar com um sistema que facilite a execução das contratações, dentro dos requisitos exigidos pela legislação e órgãos fiscalizadores. 

“As equipes do Prodest e da Seger trabalharam de forma correta e desenvolveram uma ferramenta fundamental para o setor público prestar bons serviços à população. Com certeza, é mais um bom exemplo de como a TI é um diferencial para atingirmos resultados cada vez mais expressivos”, enfatizou Marcelo Cornélio.  

“Essa ação está em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo governador Renato Casagrande, por meio da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, no que se refere à consolidação de um Governo Digital, tornando prioritária a modernização dos instrumentos de gestão pública, em especial com a adoção de novas tecnologias que permitam mais agilidade e resolutividade dos serviços públicos e maior transparência governamental na sociedade e para os órgãos de controle”, afirmou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos (respondendo), Charles Dias de Almeida. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard