04/11/2016 16h29

Profissionais de RH participam de oficinas na Esesp

Servidores estaduais que atuam na área de Recursos Humanos em diversos órgãos participam, nesta sexta-feira (04), de duas Oficinas de Recursos Humanos. As atividades são realizadas pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) – em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) – e abordam a capacitação de servidores para utilização do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes).

No período da manhã, os profissionais integraram a primeira turma, que tratou da ‘Rotina de Vale Transporte’, com o docente Carlos Marques Moreira da Silva. Já no período da tarde a formação abordou a ‘Utilização da Pasta Funcional e Auditoria de Registros Sistêmicos’, sob o comando do docente Jesse Mello de Matos. O objetivo foi aprimorar conhecimentos dos participantes na utilização do SIARHES.

De acordo com o gerente do Siarhes na Seger, Celso Hamerski, esse momento de disponibilização de informações e atualização de conhecimentos é importante para potencializar a rotina de trabalho dentro do RHs. “O objetivo é, de fato, a melhoria na utilização do sistema por parte daqueles que operam esta ferramenta no seu dia a dia”, explicou.

Celso destacou que ao longo do ano diversas ações foram realizadas a partir da parceria entre a Esesp e a Seger. “Atuamos em duas linhas. Uma foi a capacitação dos servidores que ainda não tinham conhecimentos sobre a utilização do sistema. Nesta linha foram duas turmas, com carga horária de 20 horas cada, em que levamos amplos conhecimentos sobre a utilização do SIARHES”, explicou.

A outra linha seguida foi a promoção das oficinas, cujo público-alvo é composto por servidores que já utilizam a ferramenta. Nelas, são tratados assuntos específicos e particularidades de algumas rotinas de trabalho. O objetivo é aperfeiçoar o conhecimento dos usuários em determinados aspectos sistêmicos.

Siarhes.

O Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes) é uma ferramenta utilizada para gestão do pessoal ativo no âmbito do Poder Executivo - Administração Direta, Autarquias e Fundações - e para o pagamento de Benefícios Previdenciários dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.