Proged celebra 20 anos com evento sobre Gestão de Documentos
.jpg?v=638919720778315620)
O Comitê Gestor do Programa de Gestão Documental do Governo do Estado do Espírito Santo (Proged) anuncia a abertura das inscrições para o evento “Proged: 20 anos de transformação e história”, que acontece no próximo dia 9 de outubro (quinta-feira), a partir das 8 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória. A participação é gratuita, mediante cadastro no link: https://forms.gle/T7kRRf5cDwJtaKjp9.
O encontro reunirá especialistas do Espírito Santo e de diversas regiões do país em painéis temáticos, que abordarão os principais avanços e desafios da gestão documental. Entre os temas que estarão em debate, destacam-se os 20 anos do Proged, a gestão de documentos e a proteção de dados e a preservação de documentos digitais.
Segundo os organizadores, mais do que um espaço de atualização profissional, a atividade pretende estimular o diálogo e a troca de experiências, promovendo a disseminação de conhecimentos, inovações e novas tecnologias. A iniciativa representa também uma oportunidade de reflexão sobre o papel estratégico da gestão documental para o fortalecimento da administração pública e dos estudos acadêmicos.
O evento será realizado pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont).
Confira a programação:
8h – Recepção dos participantes
8h30 - Abertura
9h - Apresentação Cultural
PAINEL I - Proged: 20 anos de história
9h30 - Proged: Histórico, Evolução, Indicadores e Perspectivas.
10h40 - Mesa redonda: A Evolução Tecnológica dos Sistemas de Gestão de Documentos do Governo do Estado (Linha do Tempo).
11h20 - Mesa redonda: A importância da Gestão de Documentos para o Controle Interno e Externo da Administração Pública Estadual.
PAINEL II- Gestão de documentos e Proteção de dados
14h10 - Mesa redonda: O impacto da LGPD na gestão de documentos.
PAINEL III - Gestão e Preservação de Documentos Digitais
14h40h - Apresentação do modelo de diagnóstico (Diagnoses: Projeto Preservação Digital Sistêmica - PDS).
15h20 - Gestão e Preservação de Documentos Digitais: reflexões teóricas e aplicações práticas.
16h – Encerramento.
Assessoria de Comunicação do APEES
Jória Motta Scolforo
3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br