14/03/2019 18h18

Protótipo de novo módulo do SIGA é apresentado a secretarias e órgãos do Estado

A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) apresentou nessa quarta-feira (13), o protótipo do novo módulo de Gestão de Ata de Registro de Preços do Portal Siga para representantes de órgãos do Estado.

O sistema foi desenvolvido por meio da Gerência de Sistemas Integrados (Gesis), a Gerência de Licitações (Gelic) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). 

Em fevereiro último, foi apresentado o protótipo das novas funcionalidades para a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), devido às particularidades da Secretaria. 

A secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, celebrou os avanços no Siga. “A tecnologia deve ser sempre um instrumento a serviço da eficiência do poder público, auxiliando administrar da melhor forma possível os recursos púbicos”, disse. 

De acordo com o gerente da Gesis, Jean Carlos de Oliveira, os recursos que foram apresentados com o objetivo de trazer agilidade, controle e transparência na gestão das atas de registro de preço pelos órgãos que utilizam o sistema. “Além disso, a ideia é dinamizar a interação com os fornecedores, reduzindo o tempo gasto nos trâmites das atas, desde a pesquisa de quantitativo, passando pela assinatura, utilização da ata e controle dos saldos”, disse. 

Desde o ano de 2018, a Gesis tem trabalhado com projetos estruturados, apresentando as análises e protótipos a diversos órgãos e entidades da administração pública estadual, de modo que eles possam contribuir e participar efetivamente das melhorias do sistema. 

A servidora Luciana de França Pestana, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), destacou que as modificações vão melhorar os serviços. “Na Sesa, temos aproximadamente 1500 atas de registro de preço que são atualizadas de forma manual para consulta no site da Secretaria. Com as novas funcionalidades do Siga, esses dados estarão disponíveis automaticamente. Isso permitirá que a equipe se dedique mais às atividades estratégicas”, enfatizou.  

Na avaliação de Felipe Silva Leal, servidor da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), as mudanças a serem implantadas são perfeitas, porque facilitarão os trabalhos da área administrativa, principalmente, dos setores de licitação e gestão de contratos. 

A funcionária Elaine Leopoldino, da Secretaria de Estado de Educação (Sedu), considera que as alterações serão muito úteis. “Os serviços serão executados com mais agilidade e segurança. Felizmente, as nossas sugestões para melhorar o Siga estão sendo acatadas, o que é bastante positivo”, afirmou. 

Já para Aldacir Damasceno Ferreira, servidora da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), é importante implantar ações que vão agilizar os serviços. “As mudanças estão sendo explicadas de maneira muito didática. Sem dúvida, toda a melhoria é bem-vinda”, ressaltou.   

SIGA 

O Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga) é um software online corporativo, composto por oito módulos, que busca fortalecer a gestão administrativa. A utilização do programa obrigatória pela Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.

 

Texto: Eric Menequini e Pedro Sarkis 

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