31/10/2017 12h08 - Atualizado em 31/10/2017 12h09

Receitas de servidores viram coletânea especial

Receitas com alimentos naturais e menos processados foram estrelas da coletânea especial de pratos dos servidores públicos do poder Executivo Estadual, em virtude ao Mês do Servidor e ao Dia Mundial da Alimentação Saudável, comemorada no dia 16 de outubro. A coletânea pode ser encontrada na aba Qualivida, link Coletânea de Receitas, do Portal do Servidor (www.servidor.es.gov.br).

A iniciativa do programa Qualivida, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) em parceria com nutricionistas da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), contou com a colaboração de 20 receitas especiais – doces e salgadas – encaminhadas por servidores de diversos órgãos e secretarias.

Durante a segunda quinzena de outubro, os servidores foram incentivados a enviarem receitas tradicionalmente feitas em sua família e a homenagearem alguém que os inspiraram a reproduzir esta mesma receita.

De acordo com a nutricionista Especialista em Desenvolvimento Humano e Social da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Paula Viana, as ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nos Ambientes de Trabalho têm por objetivo promover a saúde dos trabalhadores,  contribuindo para a redução dos agravos relacionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis e dos seus fatores de risco modificáveis, especialmente o sobrepeso, obesidade e alimentação inadequada.

“Atividades de educação alimentar e nutricional, propiciam ao indivíduo a adoção de práticas autônomas e voluntárias de hábitos alimentares saudáveis, apropriadas aos seus aspectos biológicos e socioculturais. Além disso, incentivam o uso sustentável do meio ambiente e estimulam o indivíduo a consumir alimentos da sua região.  Assim, por meio do incentivo ao consumo de alimentos in natura e menos processados orientamos os trabalhadores a fazerem escolhas alimentares saudáveis, que refletirão em sua qualidade vida dentro e fora do ambiente de trabalho”, afirmou Paula.

Para Aline Schultz, Chefe do Núcleo de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor, “incentivar o resgate de práticas saudáveis de alimentação existentes nas famílias dos servidores é um estímulo para valorizar hábitos que contribuem para qualidade de vida. Compartilhar as receitas é demonstrar que esse hábito é possível para outros colegas”, destacou.

Dicas de alimentação saudável

Na mesma semana (16 a 20 de outubro), os servidores receberam diariamente 5 dicas sobre alimentação com o tema ‘Mais produtos naturais e menos processados’, baseadas no Guia alimentar para a população brasileira, de 2015.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard