28/11/2023 12h37 - Atualizado em 28/11/2023 12h38

Seger apresenta e-Docs para gestores municipais durante 28º Fesmad

Equipes Seger e Prodest no 28º Fesmad.

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) participou, nesta terça-feira (28), do 28º Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Espírito Santo (Fesmad). O evento foi realizado no Century Plaza Hotel, na Praia de Camburi, em Vitória.

Durante o encontro, o gerente de Processos e Projetos da Secretaria, Cláudio Paiva, e o analista do Executivo, Wagner Gaspar, realizaram uma apresentação sobre o Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (e-Docs) para gestores municipais.

Paiva explicou sobre as funcionalidades do sistema, que contempla os procedimentos de autuação, captura, despacho, tramitação, classificação, temporalidade, arquivamento e destinação final de documentos e processos. Além disso, destacou os benefícios da implantação promovida nos órgãos e secretarias do Poder Executivo Estadual.

“Entre as vantagens do uso do e-Docs estão a acessibilidade, agilidade, economia, sustentabilidade, rastreabilidade e a redução da produção de documentos em papel. Somente nos últimos 12 meses, o Governo deixou de usar mais de 85 mil resmas de papel, o que representa uma economia de aproximadamente R$ 1,7 milhão”, pontuou o gerente.

Os gestores municipais também foram informados sobre os pré-requisitos e ações necessárias para adesão ao uso do sistema. O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, ressaltou que o Governo concederá suporte técnico aos municípios, para apoiá-los na implantação do e-Docs:  "A Seger promoverá treinamentos e terá uma equipe à disposição para atender os pontos focais das prefeituras, buscando soluções para os desafios que surgirem", disse.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger