29/03/2019 20h48 - Atualizado em 01/04/2019 10h56

Seger apresenta resultados dos primeiros três meses de gestão

A secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, se reuniu, na tarde desta sexta-feira (29), com o governador Renato Casagrande. Ela apresentou o resultado das ações realizadas pela pasta nos primeiros três meses de gestão. O encontro realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, serviu para destacar a atuação e alinhar os projetos futuros da Seger. 

Dentre as ações apresentadas, 
o destaque foi o trabalho promovido pela equipe de Patrimônio do Estado, que busca a transformação do Centro de Vitória no núcleo administrativo do Governo estadual e à revitalização da região histórica da Capital. Também foram apresentadas as novas parcerias firmadas para o Clube de Descontos do Servidor; a arrecadação alcançada com o leilão de veículos e bens inservíveis; a aceleração das iniciativas vencedoras do Prêmio Inoves Ciclo 2018; além da modernização do programa de estágio Jovens Valores.

“O objetivo do encontro foi apresentar ao governador os resultados alcançados pela Seger, em suas diferentes áreas de atuação, durante os primeiros 90 dias do ano. Além disso, foi a oportunidade para divulgar novas propostas e buscar orientações, mantendo assim nossas atividades alinhadas aos planos de Governo”, destacou a secretária.

Também participaram da reunião os subsecretários de Estado de Administração de Pessoal, Charles de Almeida; de Administração Geral, Erico Sangiorgio; de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Relações Sindicais, Fernando Rocha; de Inovação na Gestão, Marcelo Calmon Dias; e a assessora especial, Ana Cláudia Buffon.


Confira abaixo o resumo das principais ações desenvolvidas pela Seger no primeiro trimestre.


Melhorias no Edifício Fábio Ruschi

Criada em janeiro deste ano, a Comissão de Análise do Uso de Imóveis do Estado, coordenada pela Seger, apresentou neste mês o resultado dos estudos para a otimização e ocupação dos espaços livres e subutilizados no Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória.


Entre as propostas feitas pela equipe estão ações que atendam às demandas comuns dos órgãos ocupantes do prédio. São elas: a criação de Centrais de Protocolo e de Almoxarifado, a construção de bicicletário e vestiários para uso dos servidores e a instalação de sanitário acessível para o público do edifício.


Leilão de veículos e bens inservíveis

A Seger arrecadou R$ 1.493.550,00 com o leilão de veículos e bens inservíveis realizado em fevereiro deste ano. Todos os lotes ofertados foram arrematados, sendo 96 de carros, 16 de sucatas de veículos e 58 de bens inservíveis como computadores, geladeiras, cadeiras, bebedouros, armários de aço e outros.


A promoção de leilões faz parte da política de gestão de patrimônio do Estado e visa a desocupar áreas dos órgãos, bem como dar finalidade aos bens que não têm mais utilidade à Administração. Além disso, o montante arrecadado retorna aos cofres públicos, para ser utilizado em ações e projetos voltados à população.


Novas parcerias para o Clube de Descontos do Servidor

A Seger publicou, em fevereiro deste ano, um edital de convite a empresas, para firmarem parceria com o Clube de Descontos do Servidor. Após esse chamado, a rede de farmácias Drogasil e Droga Raia assinou o termo de adesão ao programa e passou a oferecer descontos exclusivos aos servidores, em mais de 1.800 lojas. Os profissionais do Estado têm direito a descontos a partir de 20% em medicamentos de marca e a partir de 50% em medicamentos genéricos, ambos tarjados. 


Outra grande parceria firmada, após publicação de edital, foi com o transporte por aplicativo V1, do Grupo Águia Branca, que oferece aos servidores 20% de desconto para qualquer viagem feita entre os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.


O programa conta atualmente com mais de 160 empresas credenciadas.  As novidades podem ser consultadas no portal 
www.clubededescontos.es.gov.br.

Aceleração Inoves

A Laboratório de Inovação da Seger (LAB.ges) deu início, em fevereiro deste ano, ao programa de aceleração dos projetos vencedores do Prêmio Inoves. O processo é pioneiro nos órgãos públicos de todo o Brasil e tem o objetivo de apoiar e investir no rápido crescimento das iniciativas que foram selecionadas pela organização.  


Os participantes poderão utilizar até R$ 40 mil, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), para auxiliar no desenvolvimento dos projetos.


Venda do Edifício Valia
 

A Seger colocará à venda o Edifício Valia, localizado ao lado da escadaria Maria Ortiz, no Centro de Vitória. O objetivo principal da iniciativa é otimizar o uso do imóvel e valorizar a região onde ele se encontra.


O edifício pertence ao Governo do Estado e conta com nove pavimentos, incluindo térreo e sobreloja, que totalizam 1.600m², além de um terreno livre de 220m². O processo de licitação para venda do imóvel está em andamento e será publicado em breve.


Manual de Boas práticas da Frota Estadual 

A Seger elaborou um manual de boas práticas de gerenciamento e utilização da frota de veículos pertencente ou a serviço do Poder Executivo do Estado. A ação integra uma das medidas presentes no Decreto 4351-R/2019 e tem o objetivo de alcançar a redução de gastos bem como melhorar a qualidade do serviço. O material será divulgado em abril aos gestores da frota governamental.


Propostas para locação de imóveis 

Uma comissão formada por servidores da Gerência de Patrimônio já iniciou a avaliação de nove propostas de locação de imóveis, situados no Centro de Vitória, oriundas da chamada pública. Ela está responsável também pela elaboração de um diagnóstico, com informações detalhadas sobre os órgãos estaduais que poderão ser transferidos para o Centro de Vitória. 


Em até 60 dias, a comissão apresentará a conclusão do trabalho, indicando quais imóveis serão alugados e quais secretarias ficarão neles. O objetivo da ação é trazer, de imediato, aquelas que estão em locais com alto valor de aluguel. Assim, além de promover a redução dos gastos com locação, a mudança aproximará os órgãos, concentrando na região o núcleo administrativo do governo, e contribuirá para a revitalização do Centro Histórico da Capital.

Texto: Vitor Possatti

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br
Pedro Sarkis

pedro.sarkis@seger.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard