11/02/2026 14h01 - Atualizado em 11/02/2026 14h12

Seger e Arquivo Público capacitam consórcio de municípios para ampliar uso do E-Docs

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), realizou uma capacitação técnica para servidores do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Guandu (CIM-Guandu). O foco foi a implantação e o uso do Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos (E-Docs).

O CIM-Guandu reúne seis municípios capixabas: Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Brejetuba, Conceição do Castelo, Itaguaçu e Laranja da Terra. Atualmente, Itaguaçu e Baixo Guandu já utilizam o E-Docs para a tramitação digital de documentos e processos administrativos.

Durante a capacitação, os servidores receberam orientações sobre o uso do sistema e sobre as diretrizes da gestão documental arquivística. O objetivo é garantir a correta produção, organização, tramitação, guarda e acesso aos documentos públicos em meio digital, com mais segurança, transparência e eficiência.

De acordo com o instrutor da capacitação, Denis Marchiori Rodrigues, o momento foi importante para consolidar a cultura da gestão documental digital. “O E-Docs é uma ferramenta essencial para garantir mais agilidade, transparência e confiabilidade aos processos administrativos. A capacitação permite que os usuários utilizem todo o potencial do sistema, reduzindo erros e otimizando as rotinas de trabalho”, destacou.

"O E-Docs é o sistema oficial de gestão de documentos e processos eletrônicos do Poder Executivo Estadual. A ferramenta vem sendo disponibilizada gratuitamente aos municípios por meio de acordos de cooperação. A iniciativa está alinhada ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) e ao Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), que incentivam a modernização da administração pública e a digitalização de serviços", explicou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon.

Para o subsecretário de Estado de Inovação na Gestão, Davi Salgueiro, a ação no CIM-Guandu fortalece a estratégia de expansão do sistema nos municípios capixabas, estimulando a adoção conjunta da ferramenta e a padronização de práticas administrativas entre as prefeituras consorciadas. 

"A expectativa é que os demais municípios do consórcio avancem na implantação do E-Docs, ampliando os ganhos em eficiência administrativa, transparência e segurança da informação, além de consolidar um modelo de gestão digital compartilhada no Espírito Santo", afirmou Salgueiro.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br


Assessoria de Comunicação do APEES

Jória Motta Scolforo

comunicacao@ape.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard