Seger realiza reunião para conhecer boas práticas de gestão do governo de Mato Grosso

Integrantes da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) se reuniram, nesta quinta-feira (20), com a equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT), para conhecer as boas práticas e iniciativas bem-sucedidas da administração pública mato-grossense. O encontro teve como foco a troca de experiências em áreas-chaves que buscam promover mais eficiência, transparência e economia no serviço público.
Entre as iniciativas que foram apresentadas, destacam-se o Sistema de Concessão de Adiantamento, o Sistema Estadual de Seletivos, o Credenciamento de Projetos e de Reformas, o Programa de Residência Técnica e a Compra de Energia no Mercado Livre.
O Sistema de Concessão de Adiantamento de Mato Grosso (Sicad) uma ferramenta desenvolvida para aprimorar o controle e a aplicação do suprimento de fundos, garantindo mais eficiência, transparência e agilidade na gestão dos recursos públicos. Por meio do sistema, os órgãos do Executivo Estadual conseguem realizar de forma mais simplificada e rápida a intervenção de prédios públicos, garantindo que os imóveis permaneçam em condições adequadas à prestação de serviços à população.
Outra iniciativa abordada na reunião foi o Sistema Estadual de Seletivos de Mato Grosso. O modelo reúne em um só lugar os editais de processos seletivos para atender às demandas dos órgãos estaduais. Além de facilitar o acesso dos interessados, a ferramenta aumenta a transparência e a agilidade na contratação de novos servidores.
Já os Credenciamentos de Projetos e Reformas se mostraram uma maneira inovadora de organizar e viabilizar a execução de obras públicas, sem a necessidade de processos licitatórios tradicionais, o que contribui para acelerar o andamento das reformas e otimizar o uso de recursos.
O Programa de Residência Técnica de Mato Grosso também foi um dos assuntos da reunião. A iniciativa, voltada à capacitação de recém-formados, tem como objetivos desenvolver habilidades e competências, preparar para o ingresso no mercado de trabalho, integrar o conhecimento teórico à prática profissional, fortalecer o sistema público e atender demandas governamentais.
Por fim, a Compra de Energia no Mercado Livre foi apresentada como uma solução inteligente adotada pelo Governo de Mato Grosso para reduzir custos com energia elétrica e utilizar fontes renováveis, como a energia solar. O processo de compra, que permite a negociação direta com fornecedores no mercado livre de energia e não requer investimentos, tem gerado economia significativa para o Estado, com previsão de redução média anual de 40,88% dos gastos com essa finalidade. A estimativa é de que em cinco anos a economia chegue a R$ 156,5 milhões.
“O objetivo da reunião foi conhecer soluções inovadoras, já implementadas pelo estado de Mato Grosso, que possam contribuir para a melhoria da gestão pública capixaba. As equipes da Seger agora seguem com o compromisso de estudar a adaptação dessas práticas ao contexto local, sempre em busca de maior eficiência e qualidade nos serviços prestados à população”, destacou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon.
O secretário da Seplag-MT, Basílio Bezerra, destaca a importância de compartilhar soluções e experiências. “Atendemos prontamente ao convite do Governo do Espírito Santo, por entender que é importante colaborar com soluções que podem ser replicadas por outras instituições. Isso demonstra que os gestores estão cada vez mais focados na eficiência da aplicação dos recursos públicos, visando a entrega de resultados para a sociedade
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br