29/10/2018 17h17

Servidores contam com vídeos explicativos sobre o E-Docs

Agora está mais fácil para os funcionários públicos estaduais conhecerem os recursos do sistema corporativo para gestão e tramitação de documentos e processos digitais do Governo do Estado do Espírito Santo (E-Docs). No site www.processoeletronico.es.gov.br, estão disponíveis vídeos para os usuários aprenderem a utilizar a ferramenta.

Para assisti-los, é necessário clicar no menu E-Docs no canto superior direito da página, e selecionar Manuais e Vídeos. Essa ação somente foi possível graças ao servidor Rafael Oliozi, do Corpo de Bombeiros. Após participar de um curso sobre o E-Docs em agosto, ele começou a difundir o uso do software em diversas unidades da instituição.

“Ministrei cursos para servidores do interior e da capital. Depois, percebi que era interessante gravar vídeos para explicar alguns itens específicos. Todos gostaram do resultado, inclusive a equipe do E-Docs. Isso fez com que passasse a produzir materiais específicos para o site do processo eletrônico”, explicou.

Segundo Rafael, os vídeos têm como foco explicar mudanças nas funcionalidades e destacar novos recursos destinados para os usuários. “Vejo como uma das vantagens do E-Docs agilizar a administração pública. Esse benefício é nítido no processo de diárias para os funcionários do interior, em que o trâmite passou a ser bem menos burocrático”, enfatizou.

Histórico

Lançado em julho deste ano, o E-Docs está na fase de implantação. Desde o dia 15 de outubro, todos os órgãos estaduais do Poder Executivo podem utilizar o sistema para a solicitação de diárias, desde que obedeçam a alguns requisitos, por exemplo:

  • Ter os servidores cadastrados no Acesso Cidadão (serviço de login único);
  • Elaborar um plano de classificação documental;
  • Atualizar o organograma oficial no Sistema Integração de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes).

Cronograma

Na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), mais de 1050 servidores públicos estaduais foram capacitados para utilizar o sistema. A previsão é que, a partir de 19 de novembro, todos os órgãos estaduais possam adotar o E-Docs para abrir qualquer processo. 

No cronograma, também está previsto o bloqueio de autuação de novos processos pelo Sistema Eletrônico de Protocolo (SEP), a partir de 17 de dezembro. As dúvidas sobre o E-Docs podem ser enviadas para o e-mail e-docs@prodest.es.gov.br.

Informações à Imprensa:

Eric Lopes Menequini / Prodest

(27) 3636-7173

comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard